Agronegócio

Dia do Gaúcho: Rio Grande do Sul homenageia a Revolução Farroupilha

Neste dia 20 de setembro, quando se encerra a Semana Farroupilha, as cidades gaúchas tem a tradição de lembrar o Dia do Gaúcho

O Rio Grande do Sul vive este mês de setembro os festejos da Semana Farroupilha, data que marca homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha, ocorrida entre 1835 e 1845, contra a coroa portuguesa. Os atos comemorativos culminam no dia 20 de setembro, também conhecido como Dia do Gaúcho.

Ao longo do mês, gaúchos e gaúchas dos municípios do Rio Grande do Sul aproveitam para celebrar as tradições da cultura, vestindo a indumentária típica, tomando chimarrão e assando o tradicional churrasco campeiro, tudo ao som da música regional.

Em Porto Alegre, capital gaúcha, os festejos se concentram no Acampamento Farroupilha, onde os piquetes, construções em madeira como galpões, são erguidos num parque da cidade, lembrando a vivências e a rotina do campo.

Este é o primeiro ano pós-pandemia que as tradições voltaram a ser comemoradas em sua plenitude. O marco do início da Semana Farroupilha é o acendimento da Chama Crioula, simbolizando a coragem e a união dos povos. A Chama Crioula passa pelas 30 regiões tradicionalistas carregada por grupos de cavaleiros que percorrem os 497 municípios do estado levando as tradições gaúchas.

O presidente do movimento tradicionalista gaúcho, Manoelito Savaris, no lançamento oficial das festividades, destacou que neste ano 1.100 cavalarianos vão participar da condução da Chama Crioula.Os folcloristas gaúchos Paixão Cortes e Barbosa Lessa defendem que não existe apenas um folclore ou um só gaúcho, como lembrou o presidente do movimento tradicionalista gaúcho Manoelito Savaris.

Neste dia 20 de setembro, quando se encerra a Semana Farroupilha, as cidades gaúchas tem a tradição de lembrar o Dia do Gaúcho, com a realização de desfiles pelas ruas da cidade com o tradicional indumentária, na qual destacam as bombachas e os vestidos de prenda.

Fonte: Agência Brasil