Agronegócio

Embrapa avança em biofármaco para controle de salmonelas avícolas

A Embrapa Suínos e Aves, de Santa Catarina, tem alcançado progressos significativos na pesquisa e desenvolvimento de um protótipo de biofármaco à base de bacteriófagos. A alternativa ao uso de antibióticos visa o controle das salmonelas avícolas.

Essas bactérias são responsáveis pela contaminação da carne de frango e pela salmonelose em seres humanos.

Os bacteriófagos são vírus que ocorrem naturalmente e têm a notável capacidade de atuar especificamente sobre bactérias, tornando-se uma alternativa promissora ao uso de antibióticos.


A equipe de pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves conseguiu isolar e estudar três desses vírus. Eles compõem uma coleção de microrganismos na Unidade, apresentando as características ideais para o controle de determinados sorotipos de salmonela.


Alinhada com uma das principais prioridades da produção animal na atualidade, a pesquisa objetiva manter rebanhos e planteis livres de patógenos causadores de doenças transmitidas por alimentos. Dessa forma, garantindo a segurança dos produtos para o consumo humano.

A resistência aos antimicrobianos é uma das questões mais relevantes nesse contexto. Ela tem orientado políticas públicas ao abordar o conceito de saúde única, que considera a inter-relação entre a saúde humana, animal e o meio ambiente.


Especialistas alertam para a disseminação de microrganismos multirresistentes aos antimicrobianos existentes e a falta de desenvolvimento de novas classes de antimicrobianos. Dessa forma, apontam para a disficuldades futuras no combate a bactérias, mesmo em infecções simples.

Além disso, a Unidade participa ativamente de iniciativas como a Força-Tarefa do Codex Alimentarius para Resistência Antimicrobiana (FTAMR), que foi concluída em 2021.

Contribui também com o Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária (PAN-BR Agro). Nesta atuação, realiza diversas pesquisas, como o desenvolvimento de insumos biológicos para o controle de bactérias relevantes na avicultura.


Com o avanço do projeto do biofármaco à base de bacteriófagos, a Embrapa Suínos e Aves dá um passo importante no combate às salmonelas avícolas, na busca por soluções sustentáveis para a indústria, que possam contribuir para a segurança alimentar e para saúde pública.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves