Agronegócio

Demandas do agronegócio são pauta de reunião com o Mapa

Representantes de 30 entidades ligadas aos diferentes segmentos da agropecuária, reuniram-se com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, nesta quarta-feira (26). Na oportunidade, cada setor apresentou suas demandas e entre elas, pautas relacionadas à infraestrutura, logística, compra de equipamentos e maquinário específicos, modernização da legislação pertinente e a questão tributária, fatores que impactam diretamente a cadeia produtiva.

O autocontrole digital, que é uma proposta para desburocratizar a emissão de certificados de qualidade dos produtos baseada em confiabilidade e na agilidade do processo auto declaratório, foi considerado essencial para agilizar os processos produtivos. Além disso, os participantes pediram ao ministro para explicar o impacto de algumas mudanças que serão implementadas pelo Plano Safra 2023/2024, que terá a agricultura de baixo carbono como linha mestra.

Fávaro falou que a ideia é que os produtores que adotarem práticas sustentáveis possam ter melhores condições de financiamento. Além disso, o ministro salientou a importância da interação entre o setor produtivo agropecuário e o governo na busca de melhores resultados para a economia.

Fonte: Assessoria Mapa.