Boletim Agrometeorológico

Comunicado Agrometeorológico 94 do DDPA/Seapi destaca situação das chuvas no RS

No ano, foram 14 registros em 23 locais. O Sul do Brasil é uma das regiões preferenciais de atuação de eventos atmosféricos extremos que resultam na formação de tempestades e granizo

A precipitação pluvial de novembro ficou abaixo da média em grande parte do estado, com desvios negativos entre -5 e -50 mm | Foto: Seapi/Divulgação
A precipitação pluvial de novembro ficou abaixo da média em grande parte do estado, com desvios negativos entre -5 e -50 mm | Foto: Seapi/Divulgação

Segundo o Comunicado Agrometeorológico nº 94, o mês de novembro se caracterizou pelas chuvas abaixo da média no estado, principalmente no extremo sul. O Comunicado é uma publicação mensal da equipe do Laboratório de Agrometeorologia e Climatologia Agrícola (LACA) do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

De acordo com a publicação, novembro registrou totais de precipitação pluvial entre 50 e 100 mm na maior parte do estado, com eventuais volumes maiores na metade norte (acima de 150 mm) e menores no extremo sul (abaixo de 50 mm). A precipitação pluvial de novembro ficou abaixo da média em grande parte do estado, com desvios negativos entre -5 e -50 mm.

O mês também registrou a ocorrência de granizo no Rio Grande do Sul, com quatro eventos de intensidades variáveis e em diferentes áreas. No ano, foram 14 registros em 23 locais. O Sul do Brasil é uma das regiões preferenciais de atuação de eventos atmosféricos extremos que resultam na formação de tempestades e granizo. A maior probabilidade de ocorrência de granizo é no período da primavera e do verão, associada à passagem de frentes frias e rápido aquecimento do continente.

O comunicado nº 94 aponta ainda a finalização da colheita das culturas de inverno, com bons resultados, e o avanço da semeadura das culturas de primavera-verão com desenvolvimento adequado na maioria das áreas. As frutíferas de clima temperado também registraram desenvolvimento adequado.

O Comunicado foi elaborado pelas engenheiras agrônomas e pesquisadoras do DDPA/Seapi Ivonete Fátima Tazzo, Amanda Junges e Loana Silveira Cardoso e pelo meteorologista do DDPA/Seapi, Flávio Varone.

Fonte: Seapi