Agronegócio

Brasil quer intensificar com indonésia exportação de gado em pé

O país asiático importa mais de 600 mil cabeças por ano e pretende aumentar as relações comerciais com o Brasil.

Em Jacarta, na missão oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na Indonésia, o ministro Carlos Fávaro tem entre os principais objetivos a ampliação da relação comercial entre os dois países. Junto com o embaixador do Brasil na Indonésia, George Prata, e a delegação do Mapa, Fávaro se reuniu hoje (30) com a Associação dos Confinadores de Gado (Gapuspindo).

Aberto em agosto deste ano pelo país asiático, o mercado de exportação de gado em pé é bastante relevante para a pecuária brasileira. O país asiático importa mais de 600 mil cabeças por ano e pretende aumentar as relações comerciais com o Brasil.

A despeito da regulamentação em vigor que permite a exportação do gado brasileiro, a associação busca alternativas para intensificar as relações comerciais entre os empresários do setor.

O presidente da Gapuspindo, Didiek Purwanto, lembrou que, além do aumento da população da Indonésia, o controle de doenças no Brasil o torna um grande exportador de carnes.

Atualmente, a Indonésia importa principalmente da Austrália. Entretanto, o Brasil possui um rebanho de cerca de 200 milhões de cabeças com características muito similares e adaptáveis ao clima do gado da Indonésia. Também há o interesse no rebanho de gado leiteiro.Fonte: DATAGRO