Agronegócio

BASF lança fungicida Seltima® para manejo da brusone no arroz irrigado

Uma nova solução para a brusone no arroz irrigado, o fungicida Seltima®, foi lançado hoje (27) pela BASF em Santa Maria, durante o XII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. A formulação possui uma tecnologia de micro encapsulamento, que realiza a liberação controlada do ingrediente ativo estrobilurina. O produto também proporciona efeitos fisiológicos para a expressão do máximo potencial produtivo e qualidade de grãos.

“Nós podemos ter um manejo mais eficiente e sustentável, controle eficaz e duradouro de brusone e efeitos fisiológicos que fazem produzir mais”, destacou o gerente de desenvolvimento de mercado Sul da BASF, Sergio Silva, durante a apresentação. A sustentabilidade está ligada às micro cápsulas praticamente insolúveis em água, segundo o gerente.

A recomendação é de que o produto seja utilizado preventivamente. “É muito difícil para o produtor ter controle do ambiente para usar todas as opções de manejo disponíveis”, relata o pesquisador e professor da Universidade Federal de Santa Maria, Ivan Dressler. Ele considera que o controle antecipado é necessário devido às boas condições para a brusone, principal doença do arroz irrigado.