O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vê no desempenho recorde das exportações para Liga Árabe em 2022 um sinal de “confiança” do consumidor muçulmano “no produto brasileiro”. Para o político, o avanço nas exportações reflete a capacidade do Brasil de atender as demandas desse mercado, que comprou no ano passado US$ 17,74 bilhões majoritariamente em alimentos e minérios, no melhor desempenho da série histórica iniciada em 1989. “Nossos produtores e empresários têm demonstrado um compromisso notável com a inovação e a sustentabilidade. A busca incessante por práticas agrícolas e industriais mais limpas e eficientes é prova do nosso empenho em proteger o meio ambiente e oferecer produtos de qualidade superior”, afirmou Lula em mensagem à Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, lida na abertura do Global Halal Brazil Business Forum, em São Paulo. No texto, o presidente lembrou que os países árabes estão inseridos num mercado ampliado de quase dois bilhões de consumidores, que compreendem o total da população muçulmana do planeta, presente em mais de 60 países. O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, particularmente de carnes de padronização muçulmana, tendo ainda vocação e a capacidade de fornecer ao mercado global produtos halal, referindo-se aos produtos feitos em respeito às tradições islâmicas. Lula ainda lembrou que o Projeto Halal do Brasil, iniciativa de promoção do halal brasileiro no exterior, parceria da Câmara Árabe e da agência Apex Brasil, de fomento a exportações, vem promovendo o halal brasileiro em mercados muçulmanos estratégicos e incentivando a certificação de produtos halal como forma de ampliação exportações. “Com isso esperamos incentivar o empresariado a explorar outros segmentos do mercado Halal de maior valor agregado, como cosméticos, medicamentos, itens de vestuário e alimentos processados”, afirmou. Ainda na mensagem, o presidente disse ser grato pela contribuição social, econômica, política e cultural dos mais de 12 milhões de brasileiros nascidos ou com ascendência em países árabes que fizeram do Brasil seu lar e sua pátria. Para Lula, o Brasil também é uma nação “onde diferentes culturas e tradições coexistem em harmonia” e onde “o respeito pelo pluralismo e pela multiplicidade de culturas e religiões é parte da identidade nacional”.O Global Halal é patrocinado por BRF, Marfrig, Minerva Foods, Laila Travel, Turkish Airlines e Embratur, tem parceria da Apex Brasil, Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura, União das Câmaras Árabes e Liga Árabe, e apoio da Halal Academy. Fonte: Assessoria CCAB |
Agronegócio
Avanço no comércio com árabes reflete confiança no halal brasileiro
O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, particularmente de carnes de padronização muçulmana, tendo ainda vocação e a capacidade de fornecer ao mercado global produtos halal.