Agronegócio

América Latina: oscilações nos tempos de importação e exportação dão o tom no transporte marítimo de cargas

Diante de eventos climáticos extremos, conflitos geopolíticos, escassez de certos produtos e problemas operacionais em alguns terminais, o Brasil e outros países da América Latina têm experimentado oscilações no transporte marítimo. É o que mostra um novo relatório da project44


O documento, intitulado “O cenário do transporte marítimo: América Latina”, destaca, entre outros pontos, que:

  • O Brasil, líder na América Latina em termos de capacidade operacional no transporte marítimo, registrou em agosto, mês de pico de cargas navegando, o processamento de 6,9 ​​milhões de TEUs (medida equivalente ao volume de um contêiner de 20 pés).
     
  • O tempo de permanência de contêineres para importação (import dwell) tem variado entre os países da América Latina. No Panamá, esse indicador teve um aumento de 75% nos meses de outubro a novembro. São atrasos que podem causar problemas de inventário, escassez de produtos e dificuldades operacionais.
     
  • As exportações do México registraram tempo de permanência mais elevado quando comparado com outros países latinos-americanos.
     
  • Os tempos de trânsito de exportação de produtos de países latino-americanos para a China aumentaram, embora permaneçam estáveis para países como Holanda, Espanha e Estados Unidos.  

O relatório completo, contendo gráficos e informações adicionais, pode ser acessado por meio deste link.