Inicia na quarta-feira, 21 e encerra na sexta-feira, 23, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado de Capão do Leão/RS, a 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. Essa edição dará prosseguimento aos debates sobre o aprimoramento da administração das propriedades rurais. O tema para o evento será “Gestão Potencializando Safras”, que propõe a necessidade de o produtor rural fazer sua gestão cada vez mais qualificada para potencializar e aumentar as safras, além de mostrar como fundamental a gestão do processo produtivo.
O evento, que se mantém nos formatos online e presencial, realizará debates fundamentais sobre a importância da gestão das propriedades em um aspecto bastante amplo. Inclui as gestões das áreas administrativa, econômica, de mercado, de recursos humanos, da adoção de novas tecnologias, a fim de oportunizar uma eficácia maior, sempre buscando intensificar safras de vários grãos.
Estimativa é de 15 mil participantes
Baseado no público dos últimos anos, a Federarroz estima 15 mil participantes para os três dias de evento, que poderão ter acesso aos mais de 150 expositores bem como as 50 Vitrines Tecnológicas que apresentarão seus produtos e compartilharão muito conhecimento. Além da cerimônia do Ato da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e das homenagens feitas a profissionais que se destacaram positivamente no setor, a programação técnica e mercadológica de alta qualidade e palestrantes renomados contribuem para a satisfação dos participantes. Essa conversa inicia com o produtor que visita o evento nas Vitrines Tecnológicas, passa pelas inovações apresentadas na Feira e finaliza com a programação de palestras e debates com troca de conhecimentos no auditório, proporcionando um conteúdo importante para o dia a dia na lavoura.
Novidades da Feira
Este ano o evento trará diversas novidades. Uma delas é a Arena Digital, com debates sobre inovações e tecnologias para o setor. Outra será o Salão da Indústria 4.0, com a participação de empresas que apresentarão soluções no pós-colheita. A programação também contará com o Seminário Duas Safras, capitaneado pelo Senar/RS e com a participação de dezenas de entidades neste programa que visa impulsionar a produção gaúcha. Além disso, a Integração Lavoura-Pecuária ganha destaque com espaços e painéis mostrando a importância deste sistema. Também, durante o evento, se realiza a tradicional reunião da Câmara Setorial do Arroz.
O evento é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do RS, correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul e patrocínio Premium do Instituto Rio Grandense do Arroz, e do Ministério da Agricultura e Pecuária.