Trigo

São Paulo atinge recorde de produção de trigo, superando 500 mil toneladas

A safra paulista de trigo superou as expectativas e atingiu o recorde de 500 mil toneladas. O número foi compilado e divulgado na última semana pelo Sindicato da Indústria do Trigo de São Paulo (Sindustrigo), reunindo informações de cinco cooperativas e cerealistas do estado.

O número supera a projeção da última reunião da Câmara Setorial do Trigo paulista, realizada em setembro. Na ocasião, era esperada uma produção de 400 mil toneladas do grão, o que já seria um recorde para o estado. “Graças à união e cooperação de todo o setor, além das condições favoráveis para o desenvolvimento do cereal, conquistamos esse resultado extremamente positivo para a nossa cadeia do trigo”, detalha o Presidente da Câmara Setorial, Ruy Zanardi.

Ao longo de 2022, as reuniões da Câmara Setorial estabelecerem perspectivas otimistas para a produção paulista. Porém, o resultado final obtido superou as expectativas da cadeia produtiva do estado. “Esse é um momento muito importante para o setor tritícola em São Paulo, pois fomenta o trabalho não só da indústria moageira, mas também das áreas de panificação, massas, bolos, que transformam o trigo em alimento para a população”, reforça Zanardi.

O cenário político e econômico mundial, marcado pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, e a influência de fatores climáticos afetaram o mercado e a disponibilidade de trigo pelo planeta. O aumento da produção no Brasil e no estado de São Paulo, segundo o Presidente da Câmara setorial, veio num momento importante, considerando, também, a quebra da safra da Argentina em função da intensa seca enfrentada pelo país.

“Nós vivemos num momento de muitas incertezas, sejam elas de disponibilidade de trigo e fertilizantes, de oscilação de preços, de interferência do clima no desenvolvimento do cereal nos países que exportam para o Brasil. Nesse sentido, o fato de estarmos ampliando o estoque de trigo nacional disponível para os moinhos é positivo”, afirma.

Confira também

Fonte: Sindustrigo