Trigo

Safra de trigo menor sustenta importações e afeta moagem, diz StoneX

Com a quebra de safra, os valores do trigo pagos aos produtores dispararam quase 30% no último mês diante da menor oferta do cereal de qualidade.

Com uma safra brasileira de trigo 2023/24 estimada em 8,6 milhões de toneladas, uma queda acentuada ante as projeções iniciais, o Brasil terá que importar maiores volumes do cereal e a moagem nacional também será impactada negativamente, avaliou nesta quarta-feira (13) a StoneX.


A consultoria reduziu a safra em 7,4% em relação ao número de novembro, devido a produtividades menores no Sul, “em meio a chuvas excessivas”, disse o consultor em gerenciamento de riscos do grupo, Jonathan Pinheiro, em nota. Até o mês passado, a projeção era de uma colheita de 9,28 milhões de toneladas.

A consultoria também disse que a safra menor afetará a moagem nacional.

“Entre as principais causas da diminuição do consumo da indústria, encontra-se a margem mais apertada dos moinhos do Sul, quando comparados aos do Sudeste, em especial de São Paulo, onde a colheita registrou maior qualidade e os preços estão próximos às médias de Paraná e Rio Grande do Sul”, disse.

Com Informações Forbes