As estimativas finais da Safra de Inverno no Rio Grande do Sul mostram um crescimento significativo das quatro principais culturas. Aveia branca, canola, cevada e trigo tiveram aumento da área plantada, produção e produtividade. O aumento na produção total é de 55,2% em relação ao ano anterior, resultando na maior Safra de Inverno desde 2015, com 4,4 milhões de toneladas. O trigo atingiu sua maior produção da história, com 3,4 milhões de toneladas.
Os resultados foram divulgados hoje (20) em coletiva de imprensa pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). “É de um significado muito importante para o estado do RS, porque a gente aumentou a área, a produção e tivemos recorde na produtividade”, destacou a secretária estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti.
Trigo
A área plantada do trigo é segunda maior dos últimos dez anos, alcançando mais de 1,1 milhão de hectares, 23,45% maior do que no ano passado. Já a produtividade teve acréscimo de mais de 30%, com 2,8 mil kg/hectare. O maior crescimento foi da produção, que aumentou 62% e chegou ao recorde de 3,4 milhões de toneladas.
Três fatores são apontados pelo Diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri como propulsores desse resultado: planejamento, gestão e profissionalismo. O bom resultado da safra anterior de verão permitiu a ampliação das culturas de inverno. Já as condições climáticas, com inverno seco e frio, são consideradas favoráveis, apesar de não serem ideais.
Demais culturas
A canola teve um crescimento de 8,53% na área cultivada, chegando a mais de 97,6 mil hectares. A produtividade cresceu 46%, com 1,4 mil kg/ha, resultando em uma produção de 53,5 mil toneladas, 58% maior do que a do ano passado.
As regiões de Passo Fundo, Erechim e Frederico Westphalen lideraram a produção de cevada. A área plantada no estado chegou a 39,5 mil hectares, 6,32% maior do que em 2020. A produtividade cresceu quase 30% e a produção 37,6%, resultando em 3,2 mil kg/ha um total de 128 mil toneladas.
A aveia branca apresentou um crescimento de 5,27 % na área, com 341,3 mil hectares cultivados. A produtividade atingiu 2,4 mil kg/ha, aumento de 27,5%. Por fim, a produção aumentou 34,43%, resultando em 819 mil toneladas.
2022
Para a safra de inverno de 2022 as expectativas são positivas. “Temos muita área a ser implantada no inverno e percebemos que o produtor tem sim trabalhado para ampliar cada vez mais essa área e ter na gestão, no sistema de produção, a segurança de que a atividade agrícola tem essa possibilidade de rendimento econômico”, afirmou Rugeri, apontando que estima-se que uma área de 1,7 milhão de hectares ainda podem ser cultivados.
Correção: A estimativa total de todas as culturas de inverno para safra 2021 é de 4,4 milhões de toneladas, não 3,58 milhões de toneladas, conforme divulgado anteriormente pela Emater/RS-Ascar.
Texto: Bruna Scheifler/Destaque Rural