Recuperação

Produção catarinense de trigo deve crescer 40,8% na safra 2024/2025

O crescimento ocorre apesar da redução da área plantada de 137,5 mil hectares para 121,3 mil hectares

Foto de lavoura de trigo.
Nos últimos seis anos, a produção catarinense de trigo cresceu 180% | Foto: Aires Mariga/Epagri

A produção catarinense de trigo na safra 2024/2025 tem previsão de aumento em 40,8%, passando de 307 mil toneladas na safra anterior para 433 mil toneladas colhidas neste ano. O crescimento ocorre apesar da redução da área plantada de 137,5 mil hectares para 121,3 mil hectares, conforme dados da Epagri/Cepa.

Nos últimos seis anos, a produção catarinense de trigo cresceu 180%, enquanto a nacional aumentou 76%. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado de Santa Catarina ocupa a 5º posição no ranking nacional dos maiores produtores de trigo. A safra brasileira em 2024/2025 está estimada em 8,1 milhões de toneladas, enquanto consumo do Brasil está chega a 11,8 milhões de toneladas.

Ações

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) reativou neste ano a Câmara Setorial de Grãos e disponibiliza programas de fomento para a cadeia produtiva do estado. “Com as políticas públicas integradas ao trabalho da Epagri e Cidasc buscamos dar condições para o aumento e qualidade da produção de trigo. A modernização das técnicas de cultivo, o uso de sementes de alta qualidade, a adoção de novas tecnologias e os programas de fomento às culturas de inverno contribuem nesse processo”, avalia o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

Incentivo à produção

A SAR desenvolve programas junto a Epagri para promover o melhoramento do solo e da produtividade das lavouras nas propriedades rurais. O Programa Terra Boa, apoia os produtores rurais para expandir a área de produção de grãos. Dentro desse Programa o Governo do Estado incentiva o Cultivo de Cereais de Inverno e auxilia na distribuição de Calcário, com foco na correção do solo e no aumento do potencial na produção de grãos.

A Câmara Setorial dos Grãos, reativada em outubro desse ano pela SAR, Epagri, Cidasc e entidades do setor, objetiva identificar oportunidades de desenvolvimento e ações prioritárias que envolvam produtores e toda cadeia produtiva, observando as tendências do mercado interno e externo.

Com informações da SAR