Trigo

Plantio do milho chega a 35% e trigo segue com bom desenvolvimento no RS

O trigo gaúcho está evoluindo para estádios reprodutivos e segue com “excelente desenvolvimento”. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (15) pela Emater/RS-Ascar, a cultura foi beneficiada pela insolação e ocorrência de chuvas em baixo volume. “Esses fatores diminuíram o excesso de umidade na superfície das folhas e contribuiu para atenuar a proliferação de doenças foliares, mantendo a cultura com boa sanidade”, afirma o relatório.

Foto de lavoura de trigo com plantas ainda verdes.
Lavoura de trigo de Segredo/RS | Foto: Ilo Edemar Waide/Destaque Rural

Considerando o cultivo em mais de 1,4 milhão de hectares, a produtividade segue estimada em 2.822 kg/ha. Nas lavouras, 44% das áreas está em fases vegetativas e 56% estão em fases reprodutivas de floração e granação.

“Com a evolução para os estádios reprodutivos, o aspecto visual é de maior uniformidade no porte das lavouras, que estão com grande densidade de espigas, conferindo um alto potencial produtivo”, relata a Emater/RS-Ascar. Devido ao momento decisivo para a produtividade, os cuidados de proteção das plantas foram intensificados, visando prevenir doenças foliares e da espiga, com destaque para ferrugem e giberela.

Milho

A semeadura do milho continua avançando, chegando a 35% do total previsto de mais de 831,7 mil hectares. As condições de clima e umidade favoreceram o processo. “No entanto, as lavouras ainda apresentam os estágios de germinação e de desenvolvimento vegetativo mais lentos em decorrência das baixas temperaturas e da formação de geadas pontuais”, aponta o Informativo.

O monitoramento e o controle das cigarrinhas (Dalbulus maidis) também continua, a fim de evitar o enfezamento e perdas na produção. Na região de Ijuí, por exemplo, há um severo ataque de pragas, principalmente de cigarrinhas, nas lavouras em emergência.

A produtividade do milho está estimada em 7.337 kg/ha.

Confira também

Com informações da Emater/RS-Ascar