A 29ª edição do Congresso Internacional da Indústria do Trigo, evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), foi encerrada nesta terça-feira (27). O evento teve início no domingo (25) e foi realizado em formato híbrido, sendo o presencial na cidade de Foz do Iguaçu (PR).
A cerimônia de encerramento contou com a presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, que ressaltou em seu discurso a importância das pesquisas e do trabalho da cadeia no crescimento da produção nacional do trigo, que, segundo ele, “é o maior desafio atual do Brasil e talvez do mundo”. “O mundo caminha para um cenário de insegurança alimentar muito grave e o nosso País é um importante player para reduzir esse risco”, afirmou Montes.
De acordo com o Ministro, o trabalho de pesquisa e desenvolvimento tem alcançado bons resultados, podendo levar à autossuficiência e à exportação. “Estamos trabalhando para que o País se torne cada vez menos dependente do trigo estrangeiro e o apoio do setor é muito importante nesse processo”.
O Presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, também esteve presente no encerramento do Congresso e enfatizou as pesquisas de tropicalização do trigo desenvolvidas pela entidade, que serão fundamentais para a expansão do cultivo do cereal no Brasil. “Há algumas décadas, o Brasil saiu do papel de importador para exportador de alimentos, e com o trigo não será diferente. As pesquisas vão ajudar a superar os desafios enfrentados pelo produtor no campo para que o País produza mais e melhor e, com isso, exerça sua vocação de alimentar o mundo”.
Fonte: Abitrigo