Hoje é o Dia do Trigo, o segundo cereal mais consumido no mundo e representa cerca de 30% da produção mundial de grãos. Segundo a Conab, o Brasil é o 8º maior país importador de trigo.
A farinha de trigo, principal derivada do grão, está presente em boa parte das refeições de milhares de pessoas, seja em bolos, pães ou massas, por exemplo. Para se ter uma ideia, de acordo com o IBGE, o consumo médio per capita no país mais que dobrou nos últimos 40 anos. Atualmente, cada brasileiro consome cerca de 60kg de trigo em um ano – quantidade que, segundo a OMS, é considerada dentro da média ideal.
O principal derivado do pão, a farinha, pode ser encontrada em mais de um tipo:
Farinha de trigo Tipo 1
A farinha Tipo 1, é mais comum e conhecida, é produzida a partir da moagem do miolo do grão com um mínimo de farelo da casca e contém principalmente carboidratos (amido) e proteínas (glúten). É uma excelente fonte de carboidrato, vitaminas do complexo B, zinco e potássio, sendo uma importante fonte de energia e vitalidade ao sistema nervoso central, fortalecendo o sistema imunológico e auxiliando na hidratação dos tecidos do corpo.
Já a farinha de trigo Tipo 2, é extraída da parte mais externa do grão (próxima da casca) e apresenta uma coloração mais escura e amarelada.
A farinha de trigo integral é produzida a partir da moagem completa do grão, por isso tem alta quantidade de fibras, o que promove maior absorção de água – daí a necessidade de aumentar cerca de 30% a quantidade do líquido nas receitas que têm essa farinha como base.
Já a farinha de trigo orgânica vem ganhando espaço no mercado brasileiro. E não é para menos: com um sistema de produção que segue critérios rigorosos, incluindo a não utilização de produtos químicos, essa é uma das opções mais recomendadas para quem prioriza a saudabilidade e opta por alimentos ricos em nutrientes.
Mas além da farinha há outras formas de disponibilização de trigo como o farelo, a fibra, o gérmen e os flocos de trigo. O grão inteiro e o triguilho – grão triturado, usado no preparo de quibes e saladas, por exemplo – também podem ser encontrados.