Safra de soja deve alcançar 147,7 milhões de toneladas

O corte de cerca de 2,4 milhões de toneladas nas estimativas acontece, especialmente por conta da perdas de produtividade no Paraná e MS

Colheita da soja
Foto: Dan Hamill/Divulgação

 A safra de soja do Brasil 2023/24 deve alcançar 147,7 milhões de toneladas, reduzindo sua previsão em relação às 150,1 milhões de toneladas estimadas em meados de janeiro, de acordo com os dados da AgRural, divulgados nesta segunda-feira, 26.

O corte de cerca de 2,4 milhões de toneladas nas estimativas decorre especialmente de perdas de produtividade no Paraná e em Mato Grosso do Sul, que sofreram com calor e chuvas irregulares em janeiro e parte de fevereiro, afirmou a consultoria.

A AgRural também informou nesta segunda-feira que a colheita da safra brasileira de soja 2023/24 chegou a 40% da área cultivada na última quinta-feira, contra 32% uma semana antes e 33% um ano atrás.

O avanço dos trabalhos perdeu fôlego durante a semana devido à finalização da colheita em algumas regiões, como o oeste do Paraná e o norte e o oeste de Mato Grosso.

Já o plantio da safrinha de milho foi estimado em 73% da área para o Centro-Sul do Brasil na última quinta-feira, contra 59% na semana anterior e 56% um ano atrás.