O Mato Grosso enfrenta um desafio na temporada de cultivo de soja. A escassez de chuvas combinada com temperaturas extremamente altas acima de 44°C em algumas regiões levou os agricultores a realizar o replantio do grão, atingindo a marca de 15,8%. De acordo com o informativo do plantio da soja do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado na última segunda-feira, 23 de outubro, a semeadura da safra 2023/24 de soja em Mato Grosso evoluiu 24,90 pontos percentuais , alcançando 60,00% das áreas previstas.
Para o gerente de P&D e geração de demanda Agrogalaxy, Erich Dos Reis Duarte, o replantio é mais um custo para o produtor e se torna mais um desafio para este ano que já está sendo bastante desafiador. “O produtor está enfrentando dificuldades devido à queda nos preços das commodities e da soja, além dos custos adicionais do replantio, assim o produtor está no seu limite de ganho” diz Erich Duarte.
Assista ao vídeo a seguir, onde Erich Dos Reis Duarte, Gerente de P&D e Geração de Demanda da Agrogalaxy, fala sobre os desafios associados ao clima e às potenciais doenças na produção de soja nos estados afetados por chuvas intensas decorrentes das ocorrências do El Niño.
Chuvas e altas temperaturas
A deficiência de chuvas é um fator crítico que afeta diretamente o sucesso da safra de soja no Mato Grosso. De acordo com dados meteorológicos, a região está enfrentando uma das piores secas ao longo dos anos, o que resulta em solos ressecados e falta de umidade necessária para o desenvolvimento saudável das plantas de soja.
Além disso, as temperaturas extremamente altas, com registros acima de 44°C, estão agravando ainda mais a situação. Segundo o gerente de P&D e geração de demanda Agrogalaxy, Erich Dos Reis Duarteos, os desafios enfrentados em relação à temperatura são sem precedentes. “Em determinadas áreas do cerrado, os plantios que normalmente ocorrem em 10 de setembro já precisaram ser refeitos devido ao atraso das chuvas. Essas altas temperaturas são extremamente preocupantes para a cultura da soja.”
Expectativa para a Safra 2023/24 de soja no Mato Grosso
Conforme os dados divulgados pelo Imea, a expectativa é que nesta safra 2023/24 de soja Mato Grosso plante 12,222 milhões de hectares, leve incremento de 0,82% em relação à temporada passada. Já quanto à produtividade, considerando a média das últimas cinco safras, são esperadas 59,70 sacas por hectare, 4,17% a menos do que no ciclo anterior, o que pode influenciar na produção final prevista em 43,782 milhões de toneladas, 3,39% abaixo da passada.
Fonte: Destaque Rural