Commodities

Preços do boi gordo, bezerro, milho e soja registram queda

o preço do boi gordo registrou uma queda acumulada de 5,3% no período analisado

Dados Farmnews
Foto: Farmnews/Divulgação

O Farmnews destacou em uma recente pesquisa, a performance dos preços do boi gordo, bezerro, milho e soja, revelando uma tendência de queda durante a primeira metade de fevereiro de 2024.

De acordo com os dados levantados até a primeira quinzena deste mês, todas as commodities agrícolas monitoradas pelo Farmnews apresentaram uma diminuição em seus valores, com a soja e o milho se destacando negativamente nesse cenário.

A Figura acima ilustra a variação do preço nominal do boi gordo, bezerro, milho e soja no acumulado até a primeira metade de fevereiro de 2024.

O preço do boi gordo registrou uma queda acumulada de 5,3% no período analisado, superando a diminuição observada no valor do bezerro durante o mesmo intervalo de tempo.

Iniciando o ano com certa estabilidade nos preços, o boi gordo enfrentou uma pressão negativa mais intensa a partir do final de janeiro, culminando em uma perda de 5,3% até o final da primeira quinzena de fevereiro. Esse declínio ocorreu mesmo diante de um cenário de exportação recorde de carne bovina em janeiro de 2024.

Vale ressaltar que o preço médio parcial do boi gordo em fevereiro ficou em torno de R$239,3 por arroba até o dia 15, o que representa uma redução de 17,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o valor médio praticado era de R$289,7 por arroba.

A pressão negativa no mercado físico também se refletiu no mercado futuro do boi gordo em 2024, com os contratos para vencimento em outubro do mesmo ano atingindo níveis mínimos.