
Os agricultores que cultivam sementes de cebola se preparam para o início da colheita em Candiota e em Hulha Negra, na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta terça-feira (23/12), as lavouras de cebola estão em fase de maturação, com bom potencial produtivo.
Diante da previsão de elevados volumes de chuva para esta semana de Natal, alguns produtores deverão antecipar a colheita das plantas que estão com sementes em estágio mais avançado de maturação, de forma a reduzir riscos, considerando o elevado valor agregado do produto, que é comercializado por em torno de R$ 120,00/kg.
O manejo de doenças tem sido o principal desafio da safra em função do elevado volume de precipitações, registrado nos meses de agosto e setembro, o que favoreceu a ocorrência de míldio. Foi necessária a intensificação das pulverizações com fungicidas para conter a evolução da doença e preservar o potencial produtivo.
A cebola, em Nova Roma do Sul, na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, teve a colheita intensificada nos últimos dias, e chega à fase final. Nesta safra, observou-se atraso no encerramento do ciclo da cultura, em função do atraso no transplante das mudas e da ocorrência de temperaturas mais baixas durante o período de desenvolvimento. O produto colhido apresenta boa qualidade.
Na região de Soledade, a oferta de hortigranjeiros está estável. Os agricultores que utilizam telas de sombreamento para proteção contra a radiação solar excessiva nas hortas têm obtido melhores resultados nesta época do ano. Há dificuldades na produção de algumas espécies de clima ameno, especialmente as folhosas e as brássicas, que enfrentam restrições produtivas neste período de elevadas temperaturas, que impactam de forma negativa o desenvolvimento das culturas. Os manejos fitossanitário e de irrigação adequados têm contribuído para a manutenção da qualidade dos produtos.
Na região de Passo Fundo, segue boa disponibilidade de umidade no solo, favorecendo os cultivos de olerícolas, especialmente brássicas, como brócolis, couve e repolho. As condições climáticas têm favorecido a realização de transplantes na cultura do tomate. O preço registrado para o produto está em torno de R$ 10,00/kg. As lavouras de batata-inglesa safrinha apresentam ótimo desenvolvimento de tubérculos; o início da colheita está previsto para as próximas semanas.
Na região de Santa Rosa, estão sendo colhidas folhosas com maior tolerância às condições climáticas adversas típicas do período de verão, como couve, almeirão e temperos. Na cultura do tomate, os produtores encerraram os transplantios de mudas para áreas de cultivo a campo. Em ambiente protegido, as plantas apresentam bom desempenho produtivo. As áreas cultivadas com abóbora e moranga se encontram em fase de formação de frutos. Em Cândido Godói, os agricultores relatam perdas na qualidade de algumas olerícolas em função do forte calor no período.
Fonte: Seapi
