Milho

Plantio da segunda safra de milho se aproxima do fim no Paraná

O plantio do milho de segunda safra está praticamente encerrado no Paraná. Os produtores já semearam 99% da área de 2,7 milhões de hectares prevista para o ciclo 2021/2022. Esse índice está em conformidade com o período ideal de implantação da cultura e representa um avanço com relação à segunda safra do ano anterior, quando o plantio foi prejudicado pelo atraso no ciclo da soja, ocasionando perdas significativas.

O volume previsto é de 15,9 milhões de toneladas, conforme o Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 1º a 7 de abril, divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

A expectativa do setor é de uma safra de milho com produtividade dentro da média histórica, pois o Paraná vem de duas safras consecutivas de perdas (2ª safra de 2021 e 1ª safra de 2022). Esse prejuízo impacta também a produção de carnes, já que o grão é fundamental para o fornecimento de ração animal.

Com relação à primeira safra, a área está praticamente toda colhida, chegando a quase 90% do total nesta semana. A expectativa é que o encerramento da colheita aconteça assim que as condições climáticas permitam.

Soja

As chuvas das últimas semanas reduziram o ritmo da colheita de soja no estado. A expectativa é de que os trabalhos sejam finalizados nas próximas semanas. Dos 5,65 milhões de hectares semeados nesta safra, aproximadamente 4,95 milhões foram colhidos, cerca de 88% do total.

A maioria das lavouras que ainda não foram colhidas estão em boas condições, sendo que 62% estão nessa situação. Já 29% estão em condições medianas e 9% estão em condições consideradas ruins. Além disso, cerca de 93% das lavouras a campo estão em maturação e 7% se encontram em frutificação.

Trigo

Desde o dia 1º de abril, o plantio de trigo já é recomendado pelo zoneamento agrícola em 216 municípios do Paraná. Apesar de isto corresponder a praticamente toda metade norte do estado, os trabalhos na triticultura seguem em ritmo lento, decorrente especialmente da região ter priorizado o plantio de milho.

Fonte: Seab