Milho

Produtores gaúchos de milho estão apreensivos com o clima

A semeadura do milho está seguindo para reta final no Rio Grande do Sul, com o cultivo alcançado 80% da estimativa de mais de 831,7 mil hectares para esta safra. A maioria das áreas está em desenvolvimento vegetativo, mas 22% já está em processo reprodutivo, fase extremamente sensível à falta de chuvas e temperaturas extremas. “Há apreensão por parte dos produtores em razão da previsão de ocorrência de períodos mais secos e quentes. O eventual estresse, principalmente hídrico, causa problemas na polinização, na formação e no desenvolvimento das espigas, repercutindo em queda na produção”, ressalta o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar desta quinta-feira (17).

O estresse hídrico chegou a ser sentido em lavouras da Fronteira Oeste, na regional de Santa Rosa e de Ijuí. Porém as precipitações registradas ao longo da última semana ajudaram a reverter a situação.

No ano passado, a estiagem levou a uma quebra de mais de 50% na safra de milho, que finalizou em cerca de 2,9 milhões de toneladas no estado.

Soja

A falta de umidade no solo também retardou um pouco o cultivo da soja, que ocorria de forma acelerada até a última semana. A área plantada passou de 17% para 30%, sendo que a maior parte das lavouras estão com a germinação um pouco mais lenta do que o habitual devido às baixas temperaturas noturnas e à rápida diminuição da umidade nos solos.

Ainda de acordo com a Emater/RS-Ascar, as lavouras emergidas apresentam plantas ainda de estatura baixa e folhas pequenas, mas sem sintomas de danos ou ataque de pragas e doenças. As chuvas do último final de semana e a reposição de umidade deverão acelerar e uniformizar o estabelecimento inicial.

Previsão do tempo

A previsão para os próximos dias é de calor e tempo seco até domingo (20), podendo chegar a 35°C em algumas regiões, principalmente na Metade Oeste. O tempo deve mudar na segunda (21) e terça-feira (22), com propagação de uma frente fria que provocará chuva em todo o estado, com possibilidade de temporais isolados e altos volumes acumulados. Os totais esperados deverão oscilar entre 15 e 35 mm na maioria dos municípios do Estado. Esse volumes devem ser superiores nas Missões e Vale do Uruguai.

O tempo volta a firmar na maior parte do estado na quarta-feira (23), exceto no Norte e Nordeste, onde deverão ocorrer chuvas fracas e isoladas.

Com informações da Emater/RS-Ascar