Milho

Bons resultados com milho irrigado são divulgados em dia de campo

Os presentes puderam conhecer alternativas de sistemas de irrigação existentes no mercado.

A experiência com o cultivo de milho irrigado da família Capelari, em São Domingos do Sul, foi compartilhada com cerca de 70 produtores e lideranças que participaram do Dia de Campo, realizado na propriedade de Dirceu Capelari, na Comunidade da Baixada, na última terça-feira (15).

Foram três estações com seguintes temas: infiltração e aproveitamento de água no solo, equipamentos e tecnologias em irrigação e rendimentos de culturas irrigadas e potencial produtivos de cultivares. Na oportunidade, os presentes puderam conhecer alternativas de sistemas de irrigação existentes no mercado, além do relato da experiência da família Capelari, que expôs dados da propriedade, bem como as vantagens econômicas proporcionadas pelo sistema de irrigação e os requisitos para implantar o sistema na propriedade.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Dartanhã Luiz Vecchi, destacou a qualidade do evento e a importância das parcerias para a realização de trabalhos como esse. “As informações existem e estão disponíveis para os produtores rurais e é importante que se faça uso tanto das tecnologias quanto do conhecimento para minimizar problemas de estiagem, como tem se visto. A irrigação viabiliza a produção, mesmo em condições adversas”, disse.

O evento foi promovido em parceira pela Emater/RS-Ascar, Cresol, Conselho Agropecuário, Cooperlate, Dalri Maquinas, Casa Trevo e Prefeitura de São Domingos do Sul. Na ocasião foi realizada a divulgação da Lei Municipal Monsenhor João Benvegnú, a qual incentiva a reservação de água e a irrigação, entre as atividades contempladas.