Milho

14 milhões de toneladas de milho são produzidos na 2ª safra no Mato Grosso do Sul

Segundo dados da Famasul e Aprosoja/MS, a produção de milho no Mato Grosso do Sul é de 14,2 milhões de toneladas em 2,3 milhões de hectares. Uma produtividade média esperada em 100,6 sacas/hectare. 

A produtividade por região é estimada em: 128,6 sacas por hectare na região norte, que representa 11% da área acompanhada; 100,1 sacas por hectare na região centro, equivalente a 21% do total acompanhado e 96,2 sacas por hectare na região sul, que corresponde a 68% do total acompanhado pelo projeto SIGA/MS.

“Mesmo com todos os desafios enfrentados neste período, além também de um cenário econômico difícil para o produtor rural, ele vem tendo a resiliência necessária para encontrar caminhos que o levem a este crescimento produtivo diante das adversidades. A chegada de indústrias de etanol de milho também têm ajudado a alavancar a produção em Mato Grosso do Sul e isso tem sido um grande estímulo para o produtor seguir em frente. E ele tem conseguido, resultado disso, esta safra recorde.” destaca o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni.

Já o presidente da  Aprosoja/MS, André Dobashi, afirma que a safra já nem pode mais ser considerada safrinha, devido a alta produtividade média do estado.

De acordo com o projeto  SIGA/MS a safra deste ano apresentou aumento de 49,8% na área plantada, 81,3% na produção e 21,0% na produtividade.

O ranking dos cinco municípios com maior produtividade foi ocupado por Alcinópolis, com 156,2 sacas por hectare; Chapadão do Sul e Costa Rica, com 143,9 sacas por hectare; Figueirão, com 135 sacas por hectare e Santa Rita do Pardo, com 132,2 sacas por hectare.