Agricultura

Temporais de granizo atingem lavouras e causam prejuízos

“De uma hora pra outra causou um dano muito significativo”, resume a engenheira agrônoma Cibele Bonez, da Emater/RS-Ascar. Ela se refere à queda de granizo registrada em cidades da região Norte do Rio Grande do Sul na tarde desta terça-feira (27). Há relatos do evento climático em Sananduva e cidades dos Campos de Cima da Serra, com prejuízos consideráveis em lavouras.

Em Sananduva, o granizo atingiu as comunidades de São Domingos, Progresso, Carmo e Santa Lúcia com forte intensidade. “Isso é uma coisa que a gente nunca viu na vida”, diz o agricultor Zilmar Maschio em vídeo divulgado nas redes sociais, mostrando campos cobertos de branco com pedras grandes de granizo.

“Atingiu lavouras de soja desde o desenvolvimento vegetativo até o florescimento. Nessas lavouras a perda foi total. Nas lavouras de milho as informações que tivemos é de que estavam em floração, pendoamento e enchimento de grãos”, relata Cibele. No caso do milho, o granizo chegou a perfurar as folhas e deve afetar também a espiga, prejudicando a produção.

Os danos ainda estão sendo estimados, mas em algumas propriedades chegaram a destruir quase a totalidade das lavouras. Já há demanda de agricultores buscando orientações de como proceder em relação ao seguro rural. Nos casos onde houve perda total, os produtores podem tentar replantar a soja, apesar do prazo apertado até o fim do zoneamento agrícola, ou investir no milho. “Acredito que alguns agricultores vão refazer com soja e outros vão optar por cultivar milho. Eles vão precisar buscar repor essa perda de renda de alguma forma”, afirma Cibele.

Em Vacaria-RS também foram registrados danos em lavouras e moradores da comunidade de Raia Gaúcha relatam falta de luz desde a ocorrência do granizo, conforme o escritório municipal da Emater.

De acordo com a MetSul, o forte temporal de granizo foi resultado de uma supercélula de tempestade que se formou a partir do aquecimento diurno e do ingresso de umidade com um centro de baixa pressão que se desloca do Nordeste da Argentina. A probabilidade de temporais no Sul do Brasil entre hoje e amanhã (27) é alta, mas eles serão localizados e pontuais. “Os temporais e a chuva devem se concentrar mais inicialmente em pontos da Metade Norte gaúcha e se deslocarão depois pelos estados de Santa Catarina e o Paraná, atingindo depois São Paulo”, informa a MetSul.

Santa Catarina

Santa Catarina também registrou tempestade com granizo durante a tarde desta terça-feira (27) na região de divisa entre Videira e Rio das Antas, além de Santa Teresinha/União do Oeste (SC) e Linha Cotovelo/Itapiranga (SC). De acordo com a Climatempo, a grande quantidade de pedras de gelo formou um tapete branco no chão e danificou plantações.

Alerta de tempestades

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de tempestade para a madrugada e a manhã desta quarta-feira (28) para o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e regiões de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A região pode registrar chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Ainda há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Confira também

Notícia em atualização