Um flagrante de conversão de campo nativo em lavoura ocorreu nesta terça-feira (19) no interior do município de Bom Jesus – RS. Durante a fiscalização ambiental, realizada na sexta-feira (15), policiais militares perceberam a intervenção em aproximadamente 86 hectares do Bioma Mata Atlântica. A denúncia foi realizada pela Fepam e o flagrante por uma equipe do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Vacaria.
Após a identificação da área danificada por meio de uso de drone, as imagens obtidas foram comparadas com a regressão de imagens do satélite Google Earth. As imagens mais antigas demonstraram, no ano de 2020, o manejo do campo nativo. Também, com o auxílio da aeronave remotamente pilotada, foi visualizado um caule de Pinheiro Araucária (angustifólia), “in natura” deitado sobre o solo, com vestígios de corte.
O arrendatário informou aos PMs que “não possuía a autorização/ licença do órgão ambiental competente para realizar tal atividade”. Diante do crime ambiental, foi confeccionado um Boletim de Ocorrência Policial (BO COP), bem como lavrado o Auto de Constatação do Dano Ambiental.
Fonte: 3° BABM