Agricultura

Desafios do Arroz - Qualidade fisiológica e a capacidade de germinar

Alguns atributos determinam a qualidade de uma semente de arroz. Os principais são a qualidade fisiológica e a contaminação com arroz vermelho, conforme Silmar Peske, ex-professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A qualidade fisiológica é definida pela germinação e o vigor da semente.

“A capacidade de germinar é quando a gente dá tudo e de melhor para a semente e ela germina. Ou seja, damos água, temperatura e um substrato”, explica Peske. O vigor é fundamental para a produtividade, que pode ser de 10 a 15% maior conforme o vigor da semente. Esse atributo também define a capacidade de superar as condições adversas.

“É importante que a semente esteja viva, que se vê pela germinação, É importante que a semente esteja forte, se vê pelo teste vigor, em geral se utiliza o teste de envelhecimento acelerado, mas também é importante que a semente esteja protegida. Mesmo que ela esteja viva e forte, ela necessita de uma proteção extra, que é dada por um fungicida, inseticida ou outros agroquímicos que se coloca na semente. Então a semente tem que estar viva, forte e protegida”, resume Peske.

Avanços

Professor da UFPel por 40 anos, Peske viu de perto as evoluções tecnológicas nas sementes e o acréscimo de produtividade. “As novas variedades de arroz são altamente produtivas e hoje tem tecnologia embarcada. São tolerantes a herbicidas e isso é um grande avanço para as sementes, são coisas que o agricultor se beneficia muito. A semente não custa, ela realmente vale”, destaca.