Agricultura

“Soja ou milho bem estabelecido é praticamente 50% do sucesso de uma lavoura”

No momento de plantar sementes de soja, uma decisão difícil deve ser tomada: qual a profundidade correta? Essa escolha depende de muitos fatores, inclusive o clima, e é essencial para o bom estabelecimento e desenvolvimento das plantas. “Tem que analisar a umidade do solo, entender o vigor daquela semente, do índice de germinação e, principalmente das características ambientais dos próximos dias”, explica o pesquisador Aroldo Marochi, da Agro Marochi.

Apesar de difícil, a decisão precisa ser tomada em algum momento e pode definir o rumo de uma lavoura. “Analise muito, essa tomada de decisão é fundamental para você estabelecer o máximo possível de plantas emergidas com qualidades e sem muita competição”, recomenda Marochi.

Com o plantio em uma profundidade adequada, o número de plantas é maior, assim como a uniformidade. O resultado final é a maior produtividade da soja.

Erros

Uma situação que pode trazer prejuízos é o plantio muito profundo no solo seguido por excesso de chuvas. Neste caso, mesmo com outros fatores positivos, o resultado não é ideal. “Você tem uma desuniformidade muito grande em relação ao estabelecimento inicial e isso vai implicar num coeficiente de variação muito grande em relação a distribuição de plantas e, consequentemente, isso vai afetar os componentes de produção”, relata o pesquisador. Desta forma, o resultado é um número alto de vagens em algumas plantas e baixo em outras.

Outra situação não adequada é plantar na superfície com umidade e não ter ocorrência de chuvas. “Grande parte das sementes não encontraram umidade e não conseguiram emergir”, explica Marochi sobre plantas nessas condições. O resultado são falhas, plantas diferentes e competição desigual entre as plantas.

Velocidade

Outro cuidado que deve ser adotado no plantio é a velocidade. A pressa pode causar distribuição incorreta e buracos, o que aumenta a competição. Essa situação pode prejudicar o estabelecimento e desenvolvimento das plantas. Com uma velocidade adequada, a distribuição de plantas e a uniformidade é melhor, resultando em melhores rendimentos.

Por fim, Marochi aconselha os produtores a capricharem nessa fase do cultivo. “Soja ou milho bem estabelecido é praticamente 50% do sucesso de uma lavoura”, destaca.