O Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná, divulgou os dados da colheita da safra de soja, referente ao ciclo 2023/24.
Até a segunda-feira, 11, a colheita da safra de soja atingiu 73% da área plantada na região. Esse número representa um avanço de nove pontos percentuais em comparação com a semana anterior.
Segundo análise do Deral, aproximadamente 72% das lavouras de soja apresentam boa condição de desenvolvimento, enquanto 25% apresentam condição média e 3% estão classificadas como ruis.
Milho: primeira e segunda safra
Em paralelo, a retirada do milho, primeira safra, conhecida como milho de verão, alcançou 82% da área, registrando, também, um aumento de nove pontos percentuais em relação à semana anterior.
Outro destaque do Deral, foi em relação ao plantio do milho segunda safra. De acordo com os dados trazidos pelo Departamento, o plantio do milho segunda safra, ocupam atualmente, 91% da área prevista, em comparação com os 82% registrados na semana anterior.
O Deral considera que o desenvolvimento do milho de verão está bom com 59% da área, com 31% apresentando condição média e 10% considerados em condição ruim.
Quanto ao milho safrinha, o Departamento classifica as condições de desenvolvimento como boa em 93% da área, com os restantes 7% apresentando condição média.