Agricultura

Cotrijal lança campanha de 65 anos com foco em união e olhar para industrialização

25% da população gaúcha é associada em uma cooperativa.

Texto: Bruna Scheifler e Larissa Schäfer

Na manhã desta terça-feira (30), a Cotrijal lançou a campanha de aniversário com a marca “O Campo nos une”. No dia 14 de setembro a cooperativa completa 65 anos e se prepara para avançar em negócios, planejando investimentos na industrialização.

O Brasil tem cerca de 4,8 mil cooperativas e no Rio Grande do Sul 25% da população é associada à uma cooperativa, segundo dados apresentados pelo vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder. “62 mil empregos diretos são gerados em 434 cooperativas com três milhões de cooperados”.

O presidente da Cotrijal, Nei Cesar Manica, destacou a importância da cooperativa para a economia regional. “A expansão da cooperativa se deu porque valorizamos o nosso quadro social”, afirma. Recentemente, a cooperativa incorporou a Coagrisol, um passo considerado importante para o crescimento da Cotrijal. “Hoje, nós estamos atuando em 53 municípios, são 18,6 mil associados, 1,3 milhão de hectares de terras cultiváveis e 1,1 milhão de toneladas armazenadas”, destaca.

Durante o anúncio, Manica frisou que o próximo passo é rumo à industrialização. “Ela é fundamental porque se você fica transportando commodities, você não agrega valor. Se você transformar em proteína, todo o estado ganha com tributos, as indústrias comercializam mais, os preços aumentam e as sobras representam significativamente para a cooperativa e para o produto. A industrialização movimente toda uma cadeia e é de extrema importância”. Apesar da industrialização estar nos planos da cooperativa, ainda será avaliado e definido em qual cadeia será investido. Além disso, a Cotrijal está apostando também na energia solar.

O campo nos une, nos uniu e vai continuar nos unindo. […] Uma pessoa em cada sete no mundo está envolvida com o cooperativismo. 280 milhões de empregos são gerados pelo cooperativismo. Mais de um milhão de produtores estão associados em cooperativas agrícolas, são mais de três milhões de cooperativas no mundo.

Enio Schroeder

Campanha

Sob o mote “O Campo nos une”, a Cotrijal irá lançar uma série de conteúdos em comemoração ao aniversário de 65 anos. Entre eles, filmes publicitários, materiais impressos, um websérie e podcasts, unindo conteúdo técnico e histórico.

“O que faz com que estejamos unidos é o campo, então o campo nos une, une pessoas, uniu 11 produtores lá em 1957, une milhares de produtores, hoje mais de 18 mil, e mais recentemente duas cooperativas”, explica Benício Rodrigues, gerente de marketing da Cotrijal.