Colheita da maçã tem início no Oeste de Santa Catarina

Município de Fraiburgo responde por 13,9% da produção e tem a maça Gala como a variedade a mais cultivada

abertura oficial da colheita da maã
Foto: Will Nieckarz / SAR/Divulgação

No Meio Oeste Catarinense, região de Fraiburgo, foi dada a largada à colheita da maçã. Fraiburgo responde por 13,9% da produção e tem a Gala como a variedade a mais cultivada. O município é o segundo do Estado de Santa Catarina em área cultivada, com aproximadamente 1.781 hectares  de maçã. Na safra catarinense de 2023/2024 devem ser colhidas cerca de 496 mil toneladas da fruta, segundo estimativa da Epagri/Cepa.

Durante o evento, o extensionista da Epagri em Fraiburgo, Marcos Pritsch, apresentou a Gala Gui, variedade lançada pela Estação Experimental em Caçador que se destaca pela resistência à principal doença da maçã, a mancha foliar de glomerella.  “É uma planta sadia, bem desenvolvida, que tem potencial produtivo de até 70 toneladas por hectare”, explica.

O extensionista Marcos Pritsch apresentou a Gala Gui, variedade de maça lançada pela Epagri que se destaca pela resistência à mancha foliar de glomerella (Foto: Will Nieckarz / SAR)

Santa Catarina cultiva cerca de 15,3 mil hectares de maçã, em sua maioria variedades desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Epagri. A variedade Fuji ocupa a maior área colhida, seguida pela Gala. A Região Serrana é responsável por 85,7% da produção estadual.

–Somos campeão nacional na produção de maçã, isso é fruto do trabalho conjunto com os nossos produtores, por meio da Epagri, Cidasc, Ceasa, cooperativas e setor privado. Temos o compromisso com a pesquisa e proteção dos nossos pomares. Estamos trabalhando para viabilizar mais infraestrutura para o campo e para garantir a sucessão familiar. O turismo também tem sido uma das forças para alavancar o setor– disse  o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.