Safra 2024/2025

Plantio do arroz alcança 30% da área estimada no Rio Grande do Sul

A Fronteira Oeste é a regional mais adiantada, com mais da metade da área semeada

Foto de semeadeira de arroz azul em lavoura.
Semeadura em lavoura de Pelotas, na Zona Sul | Foto: Manuel Affonso/Irga

O Rio Grande do Sul semeou até agora 29,97% do arroz da safra 2024/2025. Produtores enfrentaram dificuldades para avançar com a semeadura devido às chuvas no início da janela, mas o plantio já começa a evoluir com maior celeridade agora. Na última semana, foram semeados 284,2 mil hectares, avanço de mais de 10 pontos percentuais em relação à semana anterior. O estado estima que a área de arroz chegue a 948,3 mil ha, conforme o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

A Fronteira Oeste (FO), a regional mais adiantada, já semeou mais da metade da área prevista de 281,5 mil hectares, com 155,4 mil hectares cultivados até agora. A Planície Costeira Interna é a segunda mais avançada, com 46,3 mil ha (32,25% dos 143.825 ha projetados).

“Alguns municípios já estão bem adiantados na Fronteira Oeste. As demais regiões também avançaram em relação ao último levantamento, mas o grande destaque continua sendo a FO. Nas próximas semanas, pela previsão do clima, possivelmente tenhamos mais janelas, possibilitando que no mês de outubro o Estado inteiro atinja um percentual bem satisfatório da semeadura”, avalia o gerente da Extensão Rural (Dater) do Irga, Luiz Fernando Siqueira.

Confira também

Com informações do Irga