Safra 2024/2025

Arroz: restam 63 mil hectares para semeadura no RS

Grande parte dessa área está localizada na região Central do estado

Foto de semeadora de arroz em lavoura.
Nesta semana, foram atingidos 885,3 mil ha, o que representa 93,36% dos 948,3 mil ha estimados pelo instituto | Foto: Ricardo Tatsch/Irga

A décima segunda parcial do levantamento realizado pelo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) mostra que faltam apenas 63 mil hectares, 6,64% da área, para concluir a semeadura do arroz desta safra 2024/2025 no Estado. Nesta semana, foram atingidos 885,3 mil ha, o que representa 93,36% dos 948,3 mil ha estimados pelo instituto.

O plantio está praticamente concluído na Fronteira Oeste, que tem 278,7 mil ha semeados, correspondente a 99,01% dos 281,5 mil ha projetados. Já a região Central, a mais afetada pela enchente de maio deste ano, está com o plantio mais atrasado, com 83,6 mil ha semeados (66,48% dos 125,8 mil ha projetados).

“Em relação à evolução, nós acreditamos que cinco regiões (Campanha, Fronteira Oeste, PCI, PCE e Zona Sul) concluam a semeadura possivelmente na semana que vem. Já a região Central do Estado é uma região que tem avançado pouco semanalmente e muito se deve, ainda, à questão de muitos produtores estarem tentando reorganizar as áreas. O Estado tem registrado chuvas de uma intensidade não tão alta, mas chuvas com bastante frequência e isso tem prejudicado os produtores de fazer esse avanço de arrumar as áreas e ainda fazer a semeadura. Por isso, a Central é a região que está mais atrasada, com 66,48% da área semeada. É uma região que vai entrar um pouco fora do período da janela mais recomendada para a semeadura de arroz”, comenta o gerente da Extensão Rural (Dater) do Irga, engenheiro agrônomo Luiz Fernando Siqueira.

A semeadura de arroz é monitorada pelo Irga, a partir de informações apuradas junto orizicultores pelas equipes dos núcleos da autarquia no interior do Estado e com a coordenação da Dater.

Fonte: Irga