Abertura da Colheita do Arroz 2026

Abertura da Colheita do Arroz 2026 foca em inovação e novos cenários

Programação apresentada a jornalistas destaca cenário econômico, tecnologia e perspectivas para a orizicultura em Capão do Leão

Coletiva de imprensa em Capão do Leão | Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective para Federarroz
Coletiva de imprensa em Capão do Leão | Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective para Federarroz

A sede da Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), recebeu nesta segunda-feira (26) a coletiva de imprensa da 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. O encontro apresentou os principais pontos da programação e trouxe ao debate o cenário atual da orizicultura. O evento será realizado de 24 a 26 de fevereiro, em Capão do Leão.

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Denis Dias Nunes, destacou que o tema da edição deste ano é Cenário atual e perspectivas – Conectando campo e mercado. Segundo ele, a proposta vai além da apresentação de tecnologias. “Precisamos analisar as conjunturas. Os cenários mudam e exigem preparação do produtor para enfrentar novas realidades”, afirmou.

A programação

A inovação será um dos principais eixos da programação, com destaque para as Arenas de Inovação e de Drones, espaços voltados à modernização do agronegócio e à difusão de novas tecnologias aplicadas ao campo. O objetivo é concentrar, nesses dois espaços, debates sobre tecnologia, uso de dados, sustentabilidade e ferramentas que já fazem parte da transformação produtiva da agricultura e da pecuária. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) estará presente com três painéis na Arena de Inovação.

No dia 24/02, às 14h30, ocorre o Painel “Agro Unido: onde a inovação encontra a oportunidade”, com participação do secretário da Seapi, Edivilson Brum. No dia 25/02, às 16h, acontece o painel sobre rastreabilidade bovina, com participação do secretário adjunto da Seapi, Márcio Madalena, e da fiscal Rosane Collares. No dia 26/02, às 14h, está programado o painel “ILP em terras baixas: da produtividade à descarbonização”, com o coordenador do Plano ABC+ RS e pesquisador da Seapi, Jackson Brilhante. E às 16h30min, o encerramento terá um ato simbólico de colheita na Lavoura Breno Prates.

Além destes espaços, o evento contará com eventos no auditório Frederico Costa e no estande da Embrapa. A programação completa está disponível no site https://colheitadoarroz.com.br/programacao/

A 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz contará com 230 expositores, representantes de 17 países e de 18 estados brasileiros. Serão 35 lavouras nas vitrines tecnológicas, com cerca de 50 empresas expondo produtos e soluções.

O evento é realizado pela Federarroz, com correalização da Embrapa e do Senar e patrocínio premium do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). As inscrições são gratuitas.

Fonte: Seapi