No evento, 17º Previsão de Safra da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais, da Anec junto com a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), realizado na quarta-feira, 13, em Brasília, a Consultoria especializada no agronegócio brasileiro, Agroconsult previu a produção total de milho no Brasil em 2023/24, em 123,4% milhões de toneladas. Queda de 11,9% em relação à safra anterior. Deste volume, 95,9 milhões de toneladas correspondem à segunda safra de milho.
Considerados os dados que estão sendo colhidos no Rally da Safra, expedição que percorre áreas de cultivo, a Agroconsult estima que a produção do cereal nesta temporada será 9% menor na primeira safra de verão e 12,8% inferior na segunda.
Área plantada de milho caiu 5,9%, para 21 milhões de hectares
De acordo com a Agroconsult, a área plantada de milho caiu 5,9%, para 21 milhões de hectares, em função principalmente da decisão de produtores de não plantar o cereal e optar pelo cultivo de algodão. A área destinada ao milho de verão em 2023/24 é de 4,8 milhões de hectares, queda de 10,5% ante a safra anterior, enquanto a área prevista para a safrinha deve recuar 4,5%, para 16,2 milhões de hectares.
A queda menor na safrinha é explicada pelo fato de a cultura ter sido favorecida pela soja precoce que, por sua vez, teve o ciclo encurtado em função do clima. Segundo engenheiro agrônomo e CEO da Agroconsult, André Pessôa, até o momento o plantio da safrinha se desenvolve em condições favoráveis.
As exportações de milho são projetadas em 41 milhões de toneladas.