A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, ocorrerá a partir de amanhã (18) até quinta-feira(23), na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). Neste ano, o evento terá como tema central a Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho: Uma visão de futuro”. A abertura oficial abordará no Auditório Frederico Costa e nas áreas de lavouras a importância e a riqueza do bioma Pampa e a visão de futuro sustentável das potencialidades deste território.
O evento, que se mantém nos formatos online e presencial, discutirá aspectos técnicos das multiculturas do bioma Pampa, desafios da produção de alimentos com preservação do meio ambiente, trará atualizações mercadológicas das principais culturas de terras baixas, em especial o arroz, soja, milho, trigo e integração lavoura-pecuária, além de temas como gestão de pessoas, financeiro e inovação.
A expectativa é de cerca de 16 mil visitantes, de diversas regiões do País e do exterior, que poderão circular por uma feira com 150 expositores exclusivos do interesse do segmento do agronegócio e nas 50 vitrines tecnológicas, que são lavouras demonstrativas do roteiro técnico com as inovações em nutrição de plantas, irrigação, sementes e agroquímicos mostradas na prática aos produtores, suas equipes e técnicos.
O evento dará um destaque especial na área de pós-colheita, com diversas empresas deste segmento em um espaço específico da feira, com crescimento estimado de 70% de empresas participantes em relação a última edição. A Área de Drones e a Arena Digital – espaço focado na agenda da inovação – fazem parte dos novos espaços inaugurados na edição de 2024 e que, devido ao sucesso obtido, complementarão a experiência dos visitantes.
A abertura da colheita é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), além do Patrocínio Premium do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Números do arroz
Maior produtor nacional, o Rio Grande do Sul semeou 927.8885,90 hectares de arroz irrigado, o que representa 97,84% da intenção prevista para a safra 2024-2025. A projeção inicial era de 948.356,80 hectares, conforme o Irga.
No entanto, três das seis regiões arrozeiras do Instituto não conseguiram concluir 100% do plantio. A produção estimada para esse ciclo é de 8,04 milhões de toneladas, um incremento de 11,69% em relação à safra anterior, A Emater/RS-Ascar estima uma produtividade de 8.478 quilos por hectare.