Agricultura

ABAG: 30 anos de atuação no agronegócio brasileiro

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) comemorou 30 anos de contribuição para o desenvolvimento sustentável do agro nacional, valorizando as cadeias produtivas, disseminando a importância do setor para o crescimento socioeconômico do país e para preservação do meio ambiente, na sexta-feira (10).

Desde a sua fundação, a entidade trabalha em prol de temas transversais relevantes para o agronegócio, atuando fortemente na integração entre a iniciativa privada e o poder público e no aprimoramento da legislação e da regulamentação voltadas ao setor, promovendo encontros nacionais e internacionais com instituições globais e agentes do mercado, realizando ações junto à academia, desenvolvendo e apoiando atividades que engrandecem e mostram a relevância do segmento no país e no mundo, estabelecendo parcerias nacionais e internacionais e coordenando pesquisas com a sociedade.

Nessas três décadas, a ABAG atravessou contextos econômicos, políticos e sociais distintos, que influenciaram o ambiente do agronegócio no país. Mesmo em anos difíceis, como o processo dramático de descapitalização nas cadeias produtivas nos primeiros anos da entidade, o agro brasileiro e a ABAG ganharam espaço e representatividade no contexto nacional e internacional.

O diferencial da Associação é agregar todos os envolvidos na cadeia produtiva: desde os fornecedores de insumos, produtores rurais, processadores industriais de alimentos e fibras, traders, distribuidores e núcleos afins das áreas financeira, acadêmica e de comunicação.

Para discutir as principais questões do agro brasileiro, a ABAG conta com os seguintes comitês: agroenergia, assuntos jurídicos, comunicação, inovação, insumos e máquinas agrícolas, relações internacionais, e sustentabilidade.

Nos próximos trinta anos, a ABAG continuará em sua missão de defender as demandas do agronegócio, auxiliando no desenvolvimento sustentável, estimulando a criação de novas tecnologias, fomentando novas parcerias e elaborando projetos para que o setor produtivo se mantenha competitivo e sustentável.

Com informações de ABAG.