A Feira da Agricultura Familiar Sabor Gaúcho encerrou sua segunda edição no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, com crescimento de 51% em relação a 2024. Entre 1º e 21 de setembro, os 40 estandes comercializaram produtos que fortalecem a tradição gaúcha, incluindo vinhos, sucos, queijos, cucas, artesanato rural e indígena, além de plantas e flores. Em comparação à primeira edição do ano passado, quando as vendas totalizaram R$ 606,9 mil, a feira deste ano registrou aumento de 51%, mostrando o crescimento e a consolidação do evento.
O espaço, localizado ao lado do Palco 2 no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia), atraiu o público urbano e aproximou consumidores e produtores familiares. Durante os 21 dias de evento, o Acampamento Farroupilha recebeu mais de 2 milhões de visitantes.
Além das vendas realizadas durante a feira, os produtores registram negócios de pós-feira, com clientes visitando as propriedades e fortalecendo a economia local. Produtores como Adelar Morato, da Agroindústria De Bastiane, da Serra Gaúcha, destacaram a receptividade do público e a oportunidade de mostrar produtos como vinhos e sucos. “Os visitantes gostam do nosso trabalho, fazem amizade, compram e voltam a nos procurar em outras feiras. Valeu muito a pena vir até a capital“, concluiu.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Vilson Covatti, o evento reforça o compromisso do governo estadual com a agricultura familiar. “Estas feiras são realizadas com recursos públicos e incentivam agroindústrias legalizadas pelo Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). Elas fortalecem o canal curto de comercialização, geram oportunidades de negócio”, afirmou.
Fonte: Emater/RS Ascar