Milho

Milho safrinha sofre prejuízos com temporais no Paraná

A região Oeste do Paraná foi a mais afetada pela ocorrência de temporais e granizo no final da última semana. As lavouras de milho safrinha foram as mais atingidas, com a destruição de algumas áreas. Os prejuízos ainda estão sendo levantados e avaliados, conforme o chefe do Departamento de Economia Rural (Deral), Marcelo Garrido Moreira.

“Tiveram prejuízos, a maior parte dos problemas foi causado por chuva de granizo”, explica. Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), os temporais foram causados por uma frente fria e área de baixa pressão entre o Paraguai e os estados do sul, além da umidade e calor na região.

Otimismo

A safra atual de milho no Paraná é encarada com otimismo, já que o estado semeou uma área recorde e as condições climáticas vinham sendo favoráveis. Ainda assim, ela é encarada com cautela. “Temos 100% da safra ainda suscetível a algum problema climático, estamos ainda no começo do ciclo e agora que começa o período mais crítico porque nós temos as primeiras ondas de frio”, alertava Marcelo Garrido Moreira, em entrevista em meados de abril.