Clima

Semana com altos volumes de chuva no Sul do Brasil

A semana atual deve resultar em altos volumes de chuva em regiões do Sul do Brasil. Os acumulados podem ficar entre 70 e 200 mm no centro-norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, entre 04 e 11 de abril. Já para as demais áreas da região, não estão previstos grandes acumulados de chuva que ultrapassem os 50 mm, conforme o Informativo Meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia.

Na próxima semana, a chuva ainda deve continuar, mas em menor volume. Estão previstos volumes de chuva abaixo de 50 mm em praticamente toda a região entre 12 e 20 de abril. A exceção é a porção oeste do Paraná, onde as chuvas poderão chegar aos 80 mm.

Previsão para a semana no RS

Após um domingo e segunda-feira (04) de muita chuva, a terça-feira (05) é de céu nublado a encoberto no RS. Espera-se ainda garoa em alguns pontos e novas áreas de instabilidade trazem chuva para a Fronteira Oeste, o Noroeste e o Norte do território gaúcho, conforme a previsão da MetSul.

Para amanhã (06), a previsão é de nebulosidade variável com sol, nuvens e períodos de céu nublado a encoberto no decorrer do dia. O tempo fica mais aberto no Sul e em parte do Leste gaúcho. Permanece a possibilidade de chuva em municípios da Fronteira Oeste, do Noroeste e do Norte do Estado.

A instabilidade aumenta na quinta-feira (07) sobre o Rio Grande do Sul e chove em diversas regiões no decorrer do dia. Outra vez, áreas mais ao Sul do Estado devem escapar da instabilidade. Há risco de chuva forte e volumosa em cidades do Noroeste e do Norte gaúcho.

O tempo ainda não firma no estado gaúcho na sexta-feira (08) e, embora o sol retorne em diversas áreas, parte do Rio Grande do Sul ainda terá chuva e garoa. A instabilidade deve se concentrar no Nordeste do território gaúcho, em regiões como a Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte. Mesmo assim, várias cidades nestas regiões podem começar o dia com chuva e no decorrer do período apresentarem melhoria.

Brasil

Na Região Sudeste, a previsão da semana atual indica acumulados de chuvas no litoral de São Paulo, em grande parte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, chegando a 50 mm. Em áreas do estado de São Paulo e sul de Minas Gerais, os acumulados de chuva deverão ficar abaixo de 40 mm. No Espírito Santo e grande parte do centro-norte e leste de Minas Gerais, são previstos acumulados abaixo de 10 mm, segundo o Inmet.

Para a Região Norte, são previstos maiores acumulados de chuva no oeste do Amazonas, nordeste do Pará, oeste do Acre e sul do Amapá, com acumulados ficando entre 80 e 150 mm. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos, não ultrapassarão os 80 mm.

Na Região Centro-Oeste, são previstos menores volumes de chuva na região, que não deverão passar de 50 mm.

Na Região Nordeste, são previstos acumulados abaixo de 10 mm em grande parte da Bahia. Destaques de maiores acumulados de chuva são previstos para o Ceará, norte do Piauí e grande parte do Maranhão, podendo chegar a 150 mm.

No MATOPIBA (área que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva previstos, com exceção de parte da Bahia, poderão variar entre 10 e 50 mm em grande parte da região, porém no Maranhão e norte do Tocantins e Piauí, são previstos acumulados de chuva podendo chegar a 150 mm nos próximos dias.

Fontes: Inmet e MetSul