O novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, recebeu hoje (31) oficialmente o cargo. Após a assinatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a manhã, nesta tarde foi realizada a cerimônia Transmissão de Cargo de Ministro, com a presença da ex-ministra Tereza Cristina.
A tônica dos discursos foi a de manutenção das ações que vem sendo realizadas no Ministério. Marcos Montes apoiou a posição de Tereza Cristina de que as sanções internacionais não se apliquem às negociações de fertilizantes. Além disso, defendeu que o Brasil é uma potência agroambiental, apesar das críticas ao governo quanto à preservação ambiental. “O Brasil mudou de patamar, […] o Brasil de hoje já é respeitado nessa área, pela sustentabilidade que ele tem”, disse o novo ministro. Ainda foi citado que é o foco do governo é na agricultura familiar.
Tereza Cristina
Tereza Cristina garantiu a continuidade do trabalho e das políticas públicas desenvolvidas. “Nada mudou, tudo vai continuar. E a nossa habilidade, tanto minha quanto do Marcos, é o diálogo com cada um dos segmentos do setor. Às vezes a gente não concorda, mas a gente sempre acha o rumo do meio”, disse a ex-ministra.
Currículo
Marcos Montes estava no cargo de secretário-executivo do Mapa desde de 2019. Graduado em Medicina, ele também é ex-deputado federal por Minas Gerais, tendo atuado durante três legislaturas. No âmbito rural, Montes foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e esteve em cargos ligados ao tema na Câmara de Deputados. Entre eles, foi Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Vice-Presidente da Comissão de Meio-Ambiente e Coordenador do Endividamento Agrícola.
Antes disso, o novo ministro foi prefeito de Uberaba – MG e passou por cargos ligados ao desenvolvimento social, turismo e esportes no município e no governo mineiro.