Eventos

Expoagro Afubra 2022 registra recorde de público e volume de negócios

Após dois anos de espera, a 20ª edição da Expoagro Afubra alcançou um público recorde de 180 mil pessoas entre 23 a 26 de março. O aumento no número de visitantes da maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar é de 61% em relação à 2019. Além disso, foi atingida a marca inédita de 220 milhões em negócios, um crescimento de 215%.

Entre as novidades, neste ano o evento atendeu a uma antiga demanda e possibilitou a visitação durante o sábado. Para o coordenador da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, assim como o público visitante, o volume de negócios surpreendeu, ainda mais num período pós estiagem e pandemia. “No início do ano nós ainda estávamos receosos sobre a realização da feira. E agora comemoramos os resultados”.

O número de visitantes também exigiu esforços de infraestrutura. “Nós estimamos um público, mas recebemos um número muito maior. Isso exigiu muito dos nossos colegas, especialmente para conseguirmos acomodar tantos veículos”, afirmou o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, em entrevista coletiva.

As vendas no Pavilhão da Agricultura Familiar alcançaram o volume de R$ 1.490 milhão, outro recorde,=, o que representou 88% a mais em relação à última edição. Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), a Expoagro Afubra é a feira que mais vende por dia.

Para 2023, a organização estuda a possibilidade de ampliação a estrutura física do parque, localizado em Rio Pardo – RS. A data da 21ª Expoagro Afubra e a decisão sobre a realização de um quarto dia ainda serão definidas após pesquisa com expositores e patrocinadores, segundo a organização.

Visita do governador

“É um bom sinal da retomada da economia após um período de muita dificuldade causado pela pandemia”, avaliou o governador | Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O último dia do evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, que participou pela primeira da Expoagro Afubra como chefe do executivo gaúcho. Ao circular entre os expositores, o Governador do Estado destacou o papel da fumicultura para o economia do estado e para a cadeia produtiva.

“A Expoagro Afubra é uma referência em termos de exposições agrícolas tanto no Rio Grande do Sul como no Brasil. Feiras como esta fazem a conexão destes grandes produtores de pequenas propriedades com entidades financeiras, apresentam a eles novas tecnologias, maquinários, orientam com palestras sobre novidades que possam dar ganho nas suas atividades. Tudo isso gera um aproveitamento não somente desta economia específica, mas da economia como um todo”, afirmou Leite.

Fonte: Expoagro Afubra e Secom/RS