
Prepare-se para dois dias escaldantes no Rio Grande do Sul com calor ainda mais intenso do que vem se registrando. A onda de calor não apenas prossegue como deve ganhar força antes do tão esperado alívio com uma frente fria no final da semana.
Foi o quarto dia seguido em que a temperatura esteve muito alta no Rio Grande do Sul, especialmente no Oeste gaúcho que vem concentrando as maiores máximas desde o começo da semana.
Nesta quarta (4), as máximas no Rio Grande do Sul foram de 39,5ºC em Maçambará; 39,2ºC em Jaguarão; 38,9ºC em Quaraí; 38,3ºC em Uruguaiana; 38,2ºC em São Paulo das Missões e Cerrito; 37,8ºC em Vale do Sol; 37,7ºC em Alegrete; 37,6ºC em Garruchos; 37,5ºC em Itaqui; 37,4ºC em São Borja e Barra do Quaraí; 37,3ºC em Porto Xavier e Santa Rosa; e 37,1ºC em São Gabriel.
Na Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram34,5ºC em São Leopoldo; 34,4ºC em Sapucaia do Sul e Campo Bom; 33,5ºC em Gravataí; 33,2ºC em Porto Alegre (Jardim Botânico); 32,7ºC em Cachoeirinha; e 32,5ºC em Eldorado do Sul.
Nesta quinta (5), a previsão é de o calor aumentar no Rio Grande do Sul. Máximas de 37ºC a 40ºC são esperadas em cidades do Oeste, Noroeste, Campanha, fronteira com o Uruguai, Centro e Vales. Na Grande Porto Alegre, a maioria das cidades terá entre 35ºC e 37ºC.
A sexta-feira (6) marcará o último dia da onda de calor e será o mais quente da semana em parte do estado, como no Noroeste, Vales, Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte. Em alguns pontos, a temperatura deve ficar entre 38ºC a 40ºC, como nos vales e no Noroeste. Na região metropolitana, máximas entre 36ºC e 38ºC. Na Serra, algumas cidades podem atingir 33ºC a 35ºC, especialmente em fundos de vales. Máximas de 31ºC a 34ºC são esperadas no Litoral Norte com as maiores marcas em setores mais distantes da praia.
No Sul e na Campanha, ao contrário, frente fria começa a ingressar com aumento de nuvens e chuva irregular, moderando a alta da temperatura. Por isso, o calor em cidades da Campanha, da fronteira com o Uruguai e mais ao Sul gaúcho não devem subir tanto quanto no restante do estado.
Fonte: Metsul
