
A MetSul Meteorologia alerta que o Rio Grande do Sul tem alto risco nesta quinta (29) de chuva localmente forte e temporais isolados em que podem ocorrer raios, rajadas de vento forte e ocasional queda de granizo.
Massa de ar quente e úmido cobre atualmente o território gaúcho com temperaturas altas e significativo abafamento. Ontem (28), o estado anotou máximas acima de 40ºC pelo terceiro dia seguido no Oeste e no Noroeste.
Uma evidência que a atmosfera está muito instável é que já no começo da manhã desta quinta se observada convecção profunda com a formação de áreas de instabilidade no Sul gaúcho.
Convecção é o processo pelo qual o ar quente sobe na atmosfera. Em dias quentes, o solo aquece intensamente e transfere calor para o ar logo acima, que se torna mais leve e começa a subir.
À medida que esse ar quente sobe, ele se expande e esfria, fazendo com que o vapor d’água nele contido se condense e forme nuvens. Quando a convecção é intensa, o movimento vertical do ar pode gerar nuvens muito altas com chuva forte e temporais.
Por essa razão, em consequência do aquecimento diurno, os episódios de chuva forte e temporais isolados devem ocorrer nesta quinta principalmente da tarde para a noite, embora já atinjam parte do estado ainda nesta manhã.
Porto Alegre e região metropolitana estão entre as regiões que apresentam risco de chuva localmente forte ou temporal mais tarde nesta quinta, dia que marca o décimo aniversário de uma tempestade severa que afetou a capital com violento vendaval em 2016.
O dia é novamente muito quente, mas como consequência do aumento de nuvens e da instabilidade que chega cedo em várias cidades, as máximas serão menos elevadas que nos últimos dias na maior parte dos municípios. As maiores máximas ocorrem entre Uruguaiana, Itaqui e Alegrete, passando dos 35ºC e podendo atingir 38ºC em alguns pontos. Salientamos que, embora o risco de chuva forte e temporais, a precipitação no estado nesta quinta tende a ser mais uma vez irregular.
Pontos isolados podem ter acumulados altos, mas os volumes vão variar muito de um local para outro e em diferentes pontos da geografia gaúcha deve chover pouco e em alguns setores até nada.
Fonte: Metsul
