
O Rio Grande do Sul experimentou nesta terça mais um dia de calor escaldante e que ganhou força na maioria das cidades com as maiores máximas, em alguns municípios extremas, concentradas na Metade Oeste.
Estações meteorológicas no Rio Grande do Sul registraram máximas muito elevadas, com destaque para 41,3°C em São Paulo das Missões; 40,8°C em Maçambará; 40,6°C em Uruguaiana; 40,2°C em Doutor Maurício Cardoso; e 40,0°C em Porto Xavier e Santa Rosa.
Fez ainda 39,9°C em Livramento e Tupanciretã; 39,3°C em Barra do Quaraí e Itaqui; 39,2°C em Santo Antônio das Missões e Alegrete; 39,1°C em Garruchos e Santo Ângelo; e 39,0°C em São Luiz Gonzaga;
Os termômetros indicaram também no interior temperaturas máximas de 38,9°C em Estrela; 38,7°C em Porto Vera Cruz e em Teutônia; 38,6°C em Marques de Souza; 38,2°C em Santa Maria; e 38,0°C em Cachoeira do Sul.
Na Grande Porto Alegre, as máximas foram de 36,9ºC em São Leopoldo; 36,8ºC em Sapucaia do Sul; 36,2ºC em Campo Bom e Gravataí; 36,0ºC em Porto Alegre; 35,7ºC em Cachoeirinha e Eldorado do Sul; e 35,6ºC em Viamão.
O calor segue durante esta quarta-feira com máximas menos altas do que nesta terça na maioria das cidades e os maiores valores são previstos entre a região de São Borja e o Noroeste do estado com máximas de 37ºC a 39ºC. Na Grande Porto Alegre, máximas perto e ao redor dos 35ºC.
O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, mas o tempo tende a se instabilizar no decorrer do dia. Chuva isolada e mal distribuída da tarde para a noite na maioria das regiões, assim como já ocorreu hoje em pontos da Metade Sul, mas com a instabilidade alcançando um maior número de cidades nesta quarta.
Adverte-se que muito localmente há risco de chuva forte e de ocorrências de alguns temporais localizados devido à alta temperatura, não se descartando rajadas de vento forte e ocasional queda de granizo.
Fonte: Metsul
