O recente episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se desconfigura nesta terça-feira (22), mesmo assim, fortes pancadas de chuva continuam a ocorrer por quase todo o Brasil. O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e estimula a formação de nuvens carregadas em quase todos os estados brasileiros.
Uma frente fria avança pelo litoral catarinense enquanto outra se afasta de São Paulo. Contudo, fortes pancadas de chuva continuam a ocorrer sobre o país, incluindo os locais que sofreram com enchentes na semana passada.
Atenção para muita chuva em algumas áreas
Nesta terça-feira, a Climatempo chama a atenção para muita chuva sobre leste e sul de Santa Catarina, região da Grande Belo Horizonte, da Zona da Mata Mineira e região serrana do Rio De Janeiro.
Também chove forte na região do Acre, do sul do Amazonas e do norte de Rondônia elevando ainda mais o nível dos rios. No entanto, as bacias dos rios Acre, Doce e São Francisco estão na cota de inundação, segundo o monitoramento feito pelo Serviço Geológico do Brasil.
Confira alguns volumes de chuva muito elevados registrados entre os dias 21 e 22 de fevereiro de 2022 pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.
- Jaraguá do Sul (SC): 82,4 mm em 1h
- Silva Jardim (RJ): 63,8 mm em 2h
- Duque de Caxias/Xerém (RJ): 40,6 mm em 1h
- Nova Friburgo (RJ): 111,4 mm em 12h
- Morada Nova (CE): 95,6 mm em 24h
- Murici (AL): 76,8 mm em 24h
- Pirapora (MG): 74,0 mm em 24h