Previsão do tempo

Três dias de alto risco de temporais; cinco estados sob alerta

Periodo que vai de hoje até domingo será de alto risco de temporais com a formação de um ciclone extratropical no Uruguai

De forma localizada, há perigo de vendavais intensos – que são de curta duração – com danos por rajadas perto e acima de 100 km/h | Foto: Douglas Cunha/Divulgação
De forma localizada, há perigo de vendavais intensos – que são de curta duração – com danos por rajadas perto e acima de 100 km/h | Foto: Douglas Cunha/Divulgação

Ciclone extratropical se forma entre hoje (09) e amanhã (10) no Uruguai, intensificando a instabilidade no Sul do Brasil com novos temporais nesta sexta-feira (09) e durante o fim de semana, alerta a MetSul Meteorologia.

A baixa pressão que vai dar origem ao ciclone formou na madrugada de hoje um CCM (Complexo Convectivo de Mesoescala), um aglomerado de nuvens carregadas com chuva forte e temporais, em províncias do Centro e do Nordeste argentino.

Embora os ventos ciclônicos mais intensos se concentrem no território uruguaio amanhã (10) e no domingo (11) com rajadas por muitas horas de 70 km/h a 100 km/h, a menor pressão atmosférica associada ao ciclone interagindo com o ar tropical quente e úmido vai favorecer tempo severo isolado no território brasileiro.

O risco no Rio Grande do Sul e nos demais estados da região Sul hoje e no fim de semana será a ocorrência de temporais, localmente fortes a severos. Podem ocorrer episódios de chuva localmente forte a intensa com volumes muito altos em curto período com risco de alagamentos, inundações repentinas e enxurradas.

Além disso, são prováveis temporais isolados com rajadas de vento forte e queda de granizo. De forma localizada, há perigo de vendavais intensos – que são de curta duração – com danos por rajadas perto e acima de 100 km/h.

Tanto hoje como amanhã (10), no Oeste gaúcho, a instabilidade ocorre desde cedo, mas na maioria das áreas do Sul do Brasil o sol chega a aparecer com nuvens e a chuva ocorre com temporais mais em horas da tarde para a noite.

No domingo (11), apesar de um começo de dia com chuva no Norte e no Nordeste do estado, o sol aparece na maior parte do território gaúcho. Da tarde para a noite, chance de chuva isolada no Sul e no Leste do estado. A instabilidade mais forte no domingo se concentra no Paraná e em Santa Catarina.

Apesar de o maior risco de tempo severo se concentrar hoje e no fim de semana nos estados da Região Sul, a instabilidade do ciclone no Uruguai vai alcançar também áreas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo com chuva forte isolada e temporais localizados.

Fonte: Metsul