
A MetSul Meteorologia alerta que o processo de formação de um ciclone extratropical a partir desta sexta vai intensificar a instabilidade no Sul do Brasil com temporais que vão ser numerosos na região no final desta semana e que devem provocar transtornos e danos em cidades dos estados do Sul.
Uma área de baixa pressão no Nordeste da Argentina dá início a uma ciclogênese, como é tecnicamente chamado o processo de formação de um ciclone, a partir desta sexta-feira (09).
O sol aparece com nuvens nesta sexta (09) na maior parte do Sul do Brasil, mas com períodos de maior nebulosidade. Chove já no começo do dia principalmente mais a Oeste do Rio Grande do Sul e da tarde para a noite em muitas áreas do Rio Grande do Sul e dos demais estados da Região Sul.
Há um alto risco de chuva localizada de forte intensidade e de temporais isolados com vendavais e granizo. Alguns temporais isoladamente podem ser severos na tarde e noite desta sexta-feira (09).
A baixa pressão, como a MetSul já alerto, vai dar origem a um ciclone extratropical no Uruguai. Área de baixa pressão começa a se aprofundar nesta sexta sobre o Norte e o Nordeste da Argentina com chuva intensa e tempestades, migrando para o Uruguai.
No sábado (10), esta área de baixa pressão se aprofunda no Rio da Prata e no Sul do Uruguai como um ciclone. No domingo (11), o sistema se desloca para o Sul gaúcho e o oceano, mas enfraquece muito e perde organização.
Assim, será um ciclone de curta duração e pequeno em dimensão, que não deve ganhar muita intensidade e enfraquecerá rapidamente. Cenário radicalmente distinto de dezembro, quando o ciclone era intenso e se formou sobre o Rio Grande do Sul.
Os ventos ciclônicos, que sopram forte a intensamente por horas seguidas, desta vez vão se concentrar sobre o Uruguai, embora o vento se intensifique neste fim de semana com rajadas de 40 km/h a 70 km/h no interior gaúcho. Não há previsão de vento ciclônico intenso no Litoral Norte.
O risco principal no Rio Grande do Sul e nos demais estados da região Sul nesta sexta e no fim de semana será a ocorrência de temporais, localmente fortes a severos. Podem ocorrer episódios de chuva localmente forte a intensa com volumes muito altos em curto período com risco de alagamentos, inundações repentinas e enxurradas.
Além disso, são prováveis temporais isolados com rajadas de vento forte e queda de granizo. De forma localizada, há perigo de vendavais intensos – que são de curta duração – com danos por rajadas perto e acima de 100 km/h.
No domingo (11), apesar de um começo de dia com chuva no Norte e no Nordeste do estado, o sol aparece na maior parte do território gaúcho. Da tarde para a noite, chance de chuva isolada no Sul e no Leste gaúcho. A instabilidade mais forte no domingo se concentra no Paraná e em Santa Catarina.
Fonte: Metsul
