
Uma onda de calor afeta Buenos Aires e o Uruguai nesta semana com marcas muito acima do normal mesmo para o verão e com tendência de aumento ainda maior das temperaturas neste meio de semana.
Nesta segunda-feira (29), a temperatura máxima no Observatório Central da Cidade de Buenos Aires, em Villa Ortúzar, chegou a 33ºC. Na Grande Buenos Aires, no entanto, os termômetros marcaram 36ºC no Aeroporto de Ezeiza.
No Uruguai, a máxima nesta segunda-feira na estação do Prado se aproximou de 34ºC. No interior do país, os termômetros indicaram até 36ºC a 37ºC em cidades como Florida e Mercedes.
O calor vai aumentar ainda mais na região do Rio da Prata nestes últimos dois dias do ano, com marcas sufocantes tanto na cidade de Buenos Aires como em Montevidéu.
As máximas se elevam ainda mais nesta terça (30), mas o pior virá no último dia do ano com máximas ao redor e acima de 40ºC na Grande Buenos Aires, de até 37ºC a 38ºC em Montevidéu e ao redor de 40ºC em pontos do interior uruguaio.
Então, a pergunta que fica é: esta onda de calor que atinge Buenos Aires e o Uruguai vai se estender ao Rio Grande do Sul? A resposta é sim e não.
Para entender. Embora faça calor nos próximos dias, os critérios para a caracterização de uma onda de calor não serão preenchidos na maior parte do Rio Grande do Sul nesta virada de ano.
Na maior parte, porque numa pequena parte do território gaúcho a onda de calor dos países do Prata será sentida. São os casos de municípios mais ao Sul do estado e localidades mais ao Sul da região da Campanha, notadamente em Santa Vitória do Palmar e região.
Nesta segunda (29), por exemplo, as maiores máximas do estado se deram justamente nesta parte mais ao Sul do estado com marcas de 36,3ºC em Santa Vitória do Palmar, 34,5ºC em Herval, 33,9ºC no Chuí, 33,8ºC em Jaguarão, 33,4ºC em Cerrito, e 33,2ºC em Livramento e Barra do Quaraí.
Nestas áreas mais ao Sul gaúcho, o calor deve aumentar nesta terça, mas o pior vai se dar na quarta-feira, quando em diferentes cidades do Sul gaúcho, da Campanha e perto da fronteira com o Uruguai devem ter marcas entre 35ºC e 40ºC.
Fonte: Metsul
