
Nesta terça-feira (02), a Polícia Federal deflagrou a operação Manada, com apoio do Ministério Público Federal, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). A operação tem por objetivo desarticular um grupo criminoso especializado no contrabando de gado oriundo do Uruguai para o Brasil.
Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão nos municípios gaúchos de Veranópolis e Santana do Livramento e Água Doce, em Santa Catarina.
O inquérito policial teve início a partir de uma fiscalização realizada pela Inspetoria de Defesa Agropecuária de Veranópolis/RS em uma propriedade daquele município.
Os investigados poderão responder por crimes de contrabando, contra o meio ambiente, de infração de medida sanitária preventiva, de falsidade ideológica, de uso de documento falso, contra o sistema financeiro nacional, de lavagem de dinheiro, de associação criminosa e de organização criminosa, conforme Nota divulgada pela Assessoria de Comunicação Social da Polícia Federal em Caxias do Sul.
Fonte: Seapi
